Educação Política

mídia, economia e cultura – por Glauco Cortez

CÂMERAS BRASILEIRAS VÃO EQUIPAR SATÉLITE EM PARCERIA COM A CHINA

CBERS-3
Satélite que o Brasil desenvolve com a China entra em testes no solo; previsão para lançamento é 2010, dois anos atrasado

Da Unicamp

Nesta segunda-feira, dia 22 de setembro, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) deve embarcar para a China duas das câmeras que vão equipar o CBERS-3, satélite da série para observação da Terra que Brasil e China desenvolvem desde julho de 1988. No CBERS-3, o desenvolvimento e fabricação das câmeras couberam a empresas brasileiras, a Opto Eletrônica e a Equatorial Sistemas. É a primeira vez no programa espacial brasileiro que câmeras de satélite são inteiramente desenvolvidas no País, com tecnologia, em sua maior parte, nacional. Além das câmeras, o INPE envia na semana outros dois subsistemas para a China: o de telemetria e telecomando do satélite (TTCS) e um transmissor de dados. A construção do CBERS-3 está em sua primeira fase de testes. Os equipamentos embarcados para a China serão postos para funcionar integradamente, no solo, em um protótipo — no jargão técnico, em um “modelo de engenharia”.

As duas câmeras construídas aqui vão gerar imagens dos territórios brasileiro e chinês para monitoramento ambiental e gerenciamento de recursos naturais. A diferença entre ambas está no nível de detalhe que cada uma poderá captar da superfície terrestre. A câmera multiespectral (MUX) foi projetada pela Opto para “ver”, com qualidade, quadrados da superfície da Terra com 20 metros de lado. A outra câmera que segue para a China tem o título de “câmera imageadora de amplo campo de visada” — e foi desenvolvida em conjunto pela Opto e pela Equatorial Sistemas. Como o nome diz, a câmera gerará imagens de extensões territoriais maiores do que as cobertas pela MUX — quadrados de 82 metros de aresta.

About these ads

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: