Educação Política

mídia, economia e cultura – por Glauco Cortez

GOVERNADOR DO PSDB, CÁSSIO CUNHA LIMA, É CASSADO POR COMPRA DE VOTOS

Por unanimidade, TSE cassa mandatos do governador e do vice-governador da Paraíba

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

Por unanimidade, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aprovou nesta quinta-feira a cassação dos mandatos do governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), e de seu vice José Lacerda Neto (DEM). Ambos são acusados de utilizar programas sociais para a distribuição irregular de dinheiro, via cheques, em um processo denominado Caso Fac (Fundação de Ação Comunitária).

O presidente do TSE, Carlos Ayres Britto, disse que a decisão deverá ser cumprida a partir da publicação do acórdão e cassada também a decisão liminar –que mantém Cunha Lima e Lacerda Neto nos cargos.

Cunha Lima e Lacerda Neto podem ainda recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra a decisão. Nesta quinta-feira foi julgado o recurso ingressado pela defesa que tentou garantir a manutenção dos mandatos de ambos, sem risco de cassação. O recurso foi julgado ontem.

Inicialmente, o ministro-relator do processo, Eros Grau, recomendou pela rejeição das sete questões preliminares –levantadas pela defesa– considerando-as improcedentes. Depois, votou pela cassação dos mandatos de Cunha Lima e Lacerda Neto.

“Não há dúvidas por parte do governador a distribuição de cheques”, afirmou o relator. “Há largo abuso do poder político com conteúdo econômico”, disse. “Uma das testemunhas disse que recebeu um cheque e uma mensagem: “Esse é um presente do governador, lembre-se dele. Com os cumprimentos, Cássio Cunha Lima, governador”, afirmou o ministro.

Segundo o ministro Joaquim Barbosa, alguns dados contidos no processo são “estarrecedores”. Para ele, era fundamental cassar a liminar –que assegura a manutenção de Cunha Lima e Lacerda Neto atualmente nos cargos.(Texto Completo/ Folha On line)

About these ads

14 Respostas para “GOVERNADOR DO PSDB, CÁSSIO CUNHA LIMA, É CASSADO POR COMPRA DE VOTOS

  1. cida 23 novembro, 2008 às 1:54 pm

    Este foi o maior absurdo que já presenciei na história política do Brasil, cassar um governador que vinha fazendo um otimo trabalho no Estado. Cunha Lima foi eleito por mais de um milhão de pessoas, e consequentemente elas também tiveram seus votos cassados com a decisão do TSE, ora se todos os políticos que compram votos tivessem seu mandato cassado, político seria um bicho em extinção. Além disso, o Zé maranhão já foi governador da Paraíba e ficou conhecido pelo péssimo tratamento que deu ao funcionalismo público.

  2. jose weliton de melo 24 novembro, 2008 às 6:22 am

    o governado CASSIO não obteve um milhão de votos, o GOVERNADOR, adquiriu por compra um milhãodevotos. é diferente.

  3. dagmar santiago 24 novembro, 2008 às 1:43 pm

    Se fossem cassar políticos por compra de votos o prefeito veneziano seria cassado, por ter desviado dinheiroda saúde, acho que há algo por tras dessa decisão dos juizes, pois já houve coisas piores e não vimos justica, o maranhão por exemplo tem processos a serem julgados, foi um péssimo governador para os professores da uepb, eu sou da universidade e sei disso, ela não gosta da educação pois é um analfabeto e agora quer se escalar no governo do estado e veneziano que se cuide pois ele também quer ser governador e aí dois candidatos, como vai ser… vamos ter briga com certeza, O certo é deixar o cassio que é da vontade livre do povo, e faz um ótimo governo

  4. vanildo cardoso 24 novembro, 2008 às 1:49 pm

    se todos que compram votos fosse cassados, não teriamos nehym politico a governar, pois todos els compram. Na minha opinião cássio foi eleito pela vontade livre do povo, faz um trabalho bom na paraiba e maranhão não fez nada, é um analfabeto, não sabe nem falar,e só paga atrasado, a universidade est, da paraiba teve um amplo avanco e agora vai retroceder com a volta desse corrupto, Pergunto: O que há com ajustiça? Ela é refém de maranhão, tem rabo preso com ele?? Onde anda a cabeça desses mafistrados que estão sendo comprados por ele ) maranhão e Lula o presidente)

  5. jorgeane ferreira Pereira 24 novembro, 2008 às 5:28 pm

    Cássio a Paraiba esta com voçê…

  6. helena cruz 24 novembro, 2008 às 9:33 pm

    cassio nao deveria ser caçado foi eleito pela vontade e desiçao do povoque justiça e essa que nao respeita o povo

  7. Maria Verônica da silva 26 novembro, 2008 às 9:44 pm

    Faço minhas as palavras de um cometário desta edição se fosse para cassar politicos que compram votos , com certeza não sobraria 1%. Devo mesmo acreditar na justiça ? Quando vejo até ministros sendo indiciados por propinas? Devo mesmo acreditar num país que puni-se um por compra de votos e ponhe-se outros mais sujos do poleiros de patos , ou cordas de porcos de pobre? Pobre da democracia deste país. E aquels que acreditaram e votaram foram punidos, por que ? Não sou nenhuma leiga em pilitica esse já o jogo de cartas marcadas para mais uma noivelas eleitoral a dois anos quando os mesmo vilo~es corruptos e sem vergonham surgiram nesse senario enlameado, Que pena!

  8. Marco 28 novembro, 2008 às 8:58 am

    Compra de Votos???? o julgamento é por outros motivos…
    AGORA… tem julgamento para ser votado de 2002 contra “Zé caramará”(quem é da PB sabe porque deste nome)
    entre esses julgamentos tem compra de votos, camisas e brindes nas eleições e abuso de poder…
    O mais interessante é que até hoje está arquivado…
    SE esse zé voltar a comandar a PB vai ser uma desmoralização para a política paraibana, se for cassado o governador , a Paraíba deverá ter novas eleições…
    -
    “A justiça tem o poder de cassar, mas não tem o poder de eleger” palavras de integrantes do PSOL-PB.
    -
    repetindo: “zé camará” não foi eleito pelo povo e Cássio não está acusado de compra de voto.

  9. pedro 24 dezembro, 2008 às 11:47 am

    cassado si nao pode a caba em pizza

  10. paula santos 18 fevereiro, 2009 às 2:48 pm

    Estou triste e também revoltada por que existe milhões de politicos que compram votos e nimguém faz nada acho um desrrespeito com todos aqueles que como eu votou por livre e espontanea vontade então não temos voz para eleger aquele que queremos não entendo se a gente é obrigado a votar para eleger por que também não cumprem a nossa vontade que eu e todos nós nas eleições votamos para eleger de fato aquele que queremos para ser nosso representante acho que o governador cassio estava fazendo um otimo trabalho estou dizendo por que quero não compraram meu voto para vota e para desabafa pois estou revoltada não por que ele foi cassado não dependo dele para viver mais com nos paraibanos que desrrespeitaram dizendo que ele comprou o meu o seu o nosso voto que pais estamos então não precizamos mais votar pois nosso voto não vale nada.

  11. getulio farias 19 fevereiro, 2009 às 2:35 pm

    CASSIO VC É O MENHO GOVERNADO DA PARAIBA O O ZÉ GARAI E O PIO VAI FALI A PARAIBA COM VEMERDA VAI DETONA CAMPINA GRANDE TAMBEM ..

  12. adriano 19 fevereiro, 2009 às 2:37 pm

    Cassio Já roubou o suficiente para passar o resto da vida de pernas para o ar!!! Pena que no Brasil não tem pena de morte, pois é isso mesmo que ele merecia.
    Se alguem defende esse safado é justamente porque depende do emprego dele para obter o seu emprego. Parabéns TSE, finalmente um feito histórico e heróico.

  13. binho 1 agosto, 2009 às 7:26 pm

    CASSIO Ñ SE CANSOU DE PERDER PRA VENEZIANO E AGORA ENVENTA MODA COM MEDO DE DISPUTAR ELEIÇÃO EM 2010 COM VENEZIANO E PAGA PRA CASSAR VENEZIANO SAI DESSA CASSIO DEIXA DE SER BESTA OTARIO EX GOVERNADOR FUDIDO LASCADO SEBOZO

  14. anonimo 14 agosto, 2010 às 12:44 am

    eita… ooou povim mal amado, tbm tudo da coja de José Maranhão; O rei mal amado, qm é do lado dele so poderia ser tbm, tudo baixo!! Owww povim, meu Deus!!

    A PARAÍBA TA CONTIGO CASSIO CUNHA LIMA!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: