Educação Política

mídia, economia e cultura – por Glauco Cortez

SEGUNDO MINISTRO, ALÉM DE MASSIFICAR O ACESSO À INTERNET, PNBL FORTALECERÁ A LIBERDADE DE EXPRESSÃO E O ACESSO À INFORMAÇÃO

Construindo um Brasil em alta velocidade!

Os benefícios do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) são indiscutíveis. Além de ampliar o acesso à internet, o Plano promete desmontar a concentração das redes de fibra óptica nas mãos de poucas operadoras de telecomunicações, o que eleva o preço do serviço de banda larga a preços insustentáveis. Hoje, comprar um computador sai mais barato do que manter uma assinatura de um plano no perído de alguns meses, como demonstra o ministro.

Além disso, como não poderia deixar de ser, a massificação do acesso tem como primeira consequência um número maior e mais diversificado de pessoas tendo acesso aos inúmeros blogs e sites que existem na internet, ou seja, aproxima-se o fim da informação única e monoipolizada. Neste sentido, é fácil concluir que vialilizando o acesso do maior número de pessoas possíveis à internet, quem sai ganhando é a liberdade de expressão e o acesso à informação. Os jornalistas como um todo estarão mais protegidos e o bom jornalismo também!

O bom uso da internet (bom uso, gravem essas palavras) é a única salvação para que profecias como a de Pulitzer – “Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma” – não se cumpram em um futuro próximo.

Veja trecho de notícia sobre o assunto publicada pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC):

Bernardo diz que PNBL vai fortalecer liberdade de expressão
Por Adriano Godoi
Ministério das Comunicações

Ministro defendeu importância da ampliação do acesso à internet durante encontro com representante do Comitê de Proteção a Jornalistas

Brasília – O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, reforçou que o Plano Nacional de Banda Larga vai contribuir para fortalecer a liberdade de expressão e o acesso à informação no Brasil. A declaração foi feita durante encontro com Carlos Lauria, representante do Comitê de Proteção a Jornalistas, que apresentou ao ministro as conclusões do relatório “Ataques à Imprensa em 2010”. O documento destaca as ameaças à liberdade de expressão e os abusos cometidos contra jornalistas na América Latina.

O ministro explicou a Carlos Lauria que o PNBL é uma prioridade do governo federal para massificar a banda larga no Brasil. Segundo Paulo Bernardo, a meta é baratear o preço do acesso à internet e levar o serviço a 80% dos domicílios do país dentro de dois a três anos. “A banda larga vai permitir o acesso de mais pessoas a mais mídias e tecnologias. O número infindável de blogs e sites ajuda a difundir informações e fortalece a liberdade de expressão”, frisou. (Texto Completo)

Leia mais em Educação Política:

UNIVERSALIZAÇÃO DO ACESSO E LIBERDADE NA REDE SÃO TEMA DE DEBATE PROMOVIDO PELO BARÃO DE ITARARÉ
PLANO NACIONAL DE BANDA LARGA PODE AJUDAR A DESENVOLVER PESQUISA E TECNOLOGIA NO BRASIL
72% DOS PROJETOS RELACIONADOS AO PLANO NACIONAL DE BANDA LARGA FORAM EXECUTADOS EM 2010, DIZ ANATEL
DEPUTADO FAZ PROJETO DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA A POPULARIZAÇÃO DA INTERNET NO BRASIL
About these ads

5 Respostas para “SEGUNDO MINISTRO, ALÉM DE MASSIFICAR O ACESSO À INTERNET, PNBL FORTALECERÁ A LIBERDADE DE EXPRESSÃO E O ACESSO À INFORMAÇÃO

  1. Juliano 21 fevereiro, 2011 às 1:55 pm

    O plano é bom, sim é bom. Agora o que suja o plano? Estar ligado a nomes como José Dirceu. Como garantir a lisura do processo?

    Outro ponto a ser questionado: porque nao se investir na PLC (Power Line Communication) usando a rede elétrica, ao invés de reativar uma companhia, sabendo-se que a abrangência da rede elétrica é infinitamente superior ao telefone fixo, sem contar a velocidade superior? Gostaria de ver uma resposta de um especialista nisso e, não política!

  2. Pingback: 29 MIL FAMÍLIAS VIVEM EM ÁREAS DE RISCO NA CIDADE DE SÃO PAULO E AGUARDAM POLÍTICA HABITACIONAL POR PARTE DO PODER PÚBLICO « Educação Política

  3. Pingback: EXPERIÊNCIA BRASILEIRA DE COMBATE À FOME PODE SERVIR DE MODELO PARA O RESTO DO MUNDO « Educação Política

  4. Pingback: DILMA TENTA REVERTER ATRASO DO PNBL EM RELAÇÃO AO MUNDO « Educação Política

  5. Pingback: CAMPANHA POR BANDA LARGA UNIVERSAL QUER GARANTIR INTERNET BARATA, RÁPIDA E PARA TODOS « Educação Política

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: