Educação Política

mídia, economia e cultura – por Glauco Cortez

TRAGÉDIA EM REALENGO: CRIANÇAS ASSASSINADAS COMO NOS ESTADOS UNIDOS MOSTRA QUE DESARMAMENTO É FUNDAMENTAL

Escola Municipal Tasso da Silveira, no Rio

O Brasil há alguns anos optou em plebiscito pela legalidade do porte de armas. As asmas continuam fáceis de se conseguir, principalmente de forma ilegal.

Há um setor da sociedade, admiradores da extrema-direita como nos Estados Unidos, que gosta da liberdade de possuir uma fuzil para poder matar outra pessoa, com a desculpa da defesa pessoal.

Agora um psicopata entra em uma escola do Rio de Janeiro e mata crianças munido de dois revólveres na cintura. Como um sujeito pode ter dois revólveres? Como um jovem pode conseguir arma com facilidade?

Sarah Palin, republicana da extrema-direita norte-americana, gosta de dizer que se deve matar os adversários, inclusive diziam isso da deputada democrata Gabrielle Giffords que levou um tiro na tragédia recente do Arizona. Antes Sarah Palin tinha colocado Gabrielle em uma “target list”. Lista de alvo. Veja o nível da direita norte-americana.

O Brasil precisa restringir e combater o porte de armas. A arma legal alimenta o arsenal ilegal. Mas não só isso. Nas delegacias, muitas armas apreendidas voltam para as ruas pela via da corrupção.

Hoje tem uma notícia de que o Brasil vai pagar mais ao Paraguai pela energia de Itaipu. O Brasil poderia ter negociado o combate do governo paraguaio ao comércio de armas na fronteira como compensação.

Leia mais em Educação Política:

PESQUISAS CONFIRMAM QUE POLÍTICA DO DESARMAMENTO TEM UMA RELAÇÃO DIRETA COM A DIMINUIÇÃO DA VIOLÊNCIA NO PAÍS
VEJA COMO É A REFORMA AGRÁRIA DO PSDB E DO DEM, PARTIDOS DE JOSÉ ROBERTO ARRUDA, KÁTIA ABREU E JOSÉ SERRA: TIRA DO POBRE E DÁ AO RICO
A VIOLÊNCIA DO BRASIL, EM TODOS OS NÍVEIS, SÓ SE RESOLVE COM EDUCAÇÃO
O CASO DO GOLEIRO BRUNO DO FLAMENGO É SÓ UMA PONTA DO ICEBERG DA VIOLÊNCIA CULTURAL CONTRA A MULHER
About these ads

21 Respostas para “TRAGÉDIA EM REALENGO: CRIANÇAS ASSASSINADAS COMO NOS ESTADOS UNIDOS MOSTRA QUE DESARMAMENTO É FUNDAMENTAL

  1. Sidney 7 abril, 2011 às 5:12 pm

    Infelismente o Desarmamento é válido somente para o cidadão comum, a meu ver todo cidadão Brasileiro deveria sim se armar e tomar conta da Região em que reside, as coisas iriam mudar, pois bandido tem mêdo também, caso deixarmos nas mãos de nossas autoridades estamos perdidos, Com a divulgação em Rede Nacional podemos aguardar que teremos mais fatos idênticos, espero que não seja com pessoas indefesas, em Brasilia tem duas escolas de ladrões e so escolher, Senado e a Camara dos Deputados.

    • Alan 7 abril, 2011 às 6:25 pm

      Sidney, perfeito a sua colocação!!! Penso da mesma forma

    • Maria de Fatima 22 junho, 2012 às 10:17 am

      1 – Dois ou três professores armados e machos teriam acabado com o animal antas de toda aquela tragédia.
      2 – Criam-se filhos para serem cordeiros , não reagirem, serem passivos ( o meu criei pra nunca levar desaforo prá casa ) ele já reagiu a assalto ( ainda adolescente usando uma chave de fendas de onde estudava FAETEC ) com exito e eu a um usando uma caneta.
      Hoje em dia meu filho é adulto Engenheiro, calmo tranquilo mas não um cordeiro de sacrificio.
      Em ralação a assaltos cremos em ” Reagir sempre , matar se preciso e se morrer levar um junto para o inferno”

  2. juliana da silva 7 abril, 2011 às 6:01 pm

    Bom hj é um dia de luto para a nação inteira por que hj estamos vendo o futuro que nosso pais esta seguindo nossa crianças estão perdendo sua infancia a sua vida por pessoas inrracionais e incapazes de amar pessoas crueis eles foran atacadas frialmente em um lugar onde ela deveria se centi segura onde elas iriam contrui seu sonhos e acabam transformando esses sonhos em pasadelo como uma pessoa dessa entra em uma escola com alta munição e ninguem percebe nada meu Deus eu acho que nois deviamos ter algun tipo de defesa por que hoje aconteceu com essas crianças que nos garante que um dia não podemos ser agente “

  3. Chico Cerrito 7 abril, 2011 às 7:05 pm

    Deveria existir uma ação de tolerância zero contra armas, e o comércio de armas, e se possível, todas as armas deveriam ser compulsoriamente recolhidas, sem plebiscitos ou consultas, ninguém deveria ter porte de arma.
    Armas somente deveriam ser admissíveis com policiais e militares, e assim mesmo apenas quando em missão de trabalho, nunca particulares.
    Armas como todos sabem, e independente de tragédias causadas por psicopatas, só tem uma finalidade, matar.
    E matam em proporções gigantescas, tanto no mundo como aqui mesmo, muito mais do que por exemplo, drogas, no entanto aceitamos naturalmente e como subalternos , as “Operações Colômbia” da vida, quando seria mais racional e produtivo existir operações “EUA”, “Suíça”, “França”, “Alemanha”, “Rússia”, etc., e operações desse tipo na boca das fábricas de armas pessoais aqui mesmo instaladas.
    O que diminuiria certa e significativamente a criminalidade geral, a par da melhoria das condições de vida ora em curso, seria a reforma completa do sistema judiciário e de todo seu aparato, legislação, etc., colocando término a esse sistema que garante a impunibilidade, pelo menos para quem não é pobre, que hoje vigora. E reforma no sistema penitenciário, tornando-o algo útil.
    Hoje ambos sistemas não tem qualquer utilidade para a sociedade, mas custos, e apenas atendem ao espírito de corpo dessas instituições burocráticas garantindo-lhes altos proventos em vários casos, legais no caso da primeira e nem tanto no da segunda, em todos imorais.

  4. ro 7 abril, 2011 às 9:24 pm

    aos governates do nosso país, vcs são uma grande vergonha para o brasil. chorar…faça algo rápido. tiraram as armas dos inocentes e deixaram com os assassinos.na reportagem falaram q na escola d realengo ñ tinha porteiro.qual é o porteiro que quer da sua cara a tapa sem nenhuma uma proteção e com um sálario miserável em um estado tão perigoso, como o rio de janeiro.

  5. João de Oliveira Reis 7 abril, 2011 às 9:26 pm

    O problema do homem é com Deus. Somente Ele pode mudar o mundo. Agora, não é desarmar o cidadão que vai acabar com as armas ilegais. Você acha que quem tem porte ajuda nisso? A polícia não arma o bandido? O problema do RJ não é um problema criado pela própria polícia? Na realidade, este é o problema que tem uma estrutura muito mais abrangente. Envolve drogas também e elas já chegaram aos colégios. As desigualdades também ajudam. Talvez seja como a pobreza, que só com a morte se acaba.

  6. Aldori Caxambú 8 abril, 2011 às 12:41 am

    Isso é difícil de prever, ficar apontando o povo como culpado eu acho que é um exagero, eu não sou culpado disso e não posso concordar com alguns comentários políticos que aproveitam a situação para criticar seus opositores, mais não posso discordar que temos um bando de inúteis em Brasília que ficam brigando por coisas fúteis e não conseguem enxergar a realidade do país. Em relação e este maníaco que matou todas essas crianças inocentes e indefesas, e teve a cara-de-pau em deixar um recadinho falando em pureza, exigindo funeral com luvas e lençolzinho branco e tudo mais, o inferno é pouco pra ele.

  7. raimundo peres pinto 8 abril, 2011 às 6:20 pm

    uma tragedia do tamanho de uma gerra o que aconteceu do rio, precisamos ter mais segurança nas escolas, para que as nossas crianças não venham morrer de crime tão brutal, e selvagem como esse no rio de janeiro.

  8. josafá araujo 8 abril, 2011 às 9:23 pm

    Meus amigos religiosos, católicos praticantes e não praticante, cristãos, protestantes e leitores da Bíblia Sagrada. O que esse ser sepulcral espectroso fez não pode ser atribuído a nenhum segmento religioso ou entidade do gênero. O QUE A HUMANIDADE PRECISA ACREDITAR, É QUE O DIABO EXISTE. E segundo o teor da sua carta, deixa claramente a sua confusão e indefinição de sua entidade religiosa. Ou seja, nada do que ele descreve ou prescreve refere-se ou está inserida em nenhuma comunidade cristã ou evangélica. Ele estava possuído pelo DEMO. E a maior prova disso é que ele queria jogar um avião contra a imagem do Cristo Redentor que todos sabem é o símbolo maior da fé cristã dos Brasileiros. O que os Brasileiros e as autoridades devem fazer de agora em diante, é vigiar para que outros satânicos sigam o seu exemplo.

  9. veronica santos 8 abril, 2011 às 10:34 pm

    Meu coração chora de tanta tristeza, .essas mae que perderam seus filhos estão c/ o coração destroçado por causa desse possuído.ele deveria se queimado ñ cremado,sim queimado,e a imprensa ñ dar tanto ibope p/ esse possuido.

  10. Larissa santos 8 abril, 2011 às 10:41 pm

    Que Deus console essas mães porque elas nao merecem sofer tanto assim .eu tenho apenas 8 anos de idade e estou vendo tanto sofrimento dessas mães. e que o atirador va para o inferno e nao volte nunca mais.

  11. max yam 9 abril, 2011 às 10:51 am

    que deus toma conta dessas pequenas crianças que foi tirado da vida tão cedo…. tambem dessas mães traumatizada com a morte de seus filhos…. e que o capeta queime aquele desgraçado que tirou a vida daquelas pequenas crianças inocentes!!!!!!

  12. Claudya Ribeiro 9 abril, 2011 às 4:55 pm

    Há dois anos vivemos a mesma tragédia aqui em Winnenden – sul da Alemanha – 15 adolescentes mortos dentro da escola e o atirador. Sou brasileira, psicóloga escolar e faco parte do Grupo de Apoio em Crises. Nao temos porte de amas, somente as pessoas registradas em cursos e participantes deste “esporte” Tiro tem o direito de mante-las em casa. Mesmo assim a Lei é rigorosa: arma e municao devem ser trancadas separadamente, sem possivel acesso a terceiros. Quem planeja uma tragédia deste porte porém encontra todos os caminhos para equipar-se. Este fenomeno é conhecido mundialmente – chamamos aqui de AMOK – como um disturbio socio-emocional, uma reacao curto circuito como resposta às experiencias de mobbing/bullying. Prevencao e Intervencao em crise devem ser efetivadas por todos os responaveis na Educacao.

  13. Lúcia 9 abril, 2011 às 6:04 pm

    Quem um dia conseguirá entender o que passou na mente desta criatura? Crianças indefesas tiveram suas vidas seifadas por um ser descontrolado, desorientado, sei lá o quê. Quem esse louco pensou que era? Um ser puro? Não, um ser de pura ignorância e maldade, que Bíblia ele seguia, qual era o seu Deus?

    Peço ao nosso Deus Pai honipotente que conforte as famílias dessas crianças e conforte a todas as crianças que presenciaram esta lamentável cena, para que elas consigam levar a vida da forma mais normal possível, que essa episódio lamentável não as prejudique em seu futuro. Que elas consigam acreditar que o ser humano é bom, foi feito a imagem e semelhança de Deus, de um Deus que é amor e paz.

  14. Pingback: BANDEIRAS CONTEMPORÂNEAS: DESMATAMENTO ILEGAL ATINJE COMUNIDADES INDÍGENAS ISOLADAS NO INTERIOR DA FLORESTA AMAZÔNICA « Educação Política

  15. elzimar nunes 11 abril, 2011 às 4:39 pm

    se ele era tão fiel assim a deus ele deveria saber que deus é o amor, paz; vida e não a morte

  16. Gunnar 12 abril, 2011 às 3:27 pm

    A proibição total do comércio de armas legalizadas teria evitado a tragédia? Não. Por quê? Porque as armas que o maníaco utilizou eram ILEGAIS. Por que, então, não nos preocupamos em coibir o comércio ILEGAL de armas?

    Aliás, vocês que gostam de citar os EUA como um “mau exemplo”, mas lembrem-se que lá ocorrem quatro vezes menos homicídios do que no Brasil, apesar de todo mundo andar armado. E há um país ainda mais armado que os EUA, a Suiça (praticamente todo mundo possui no mínimo uma arma de fogo, grande parte são fuzis). A estatística de homicidios por arma de fogo lá é tão baixa que nem entra nas estatísticas.

    Aliás (2), se houvesse um professor ou funcionário portando uma arma LEGAL, poderia ter rendido ou matado o maníaco antes que ele fizesse tanto estrago.

    “A arma legal alimenta o arsenal ilegal. ”

    De que forma? Só se for fora da lei. Nesse caso, de novo, o problema não está nas armas legais, e sim nas ilegais. É como dizer que o dinheiro “legal” abastece o caixa dos traficantes (o que é verdade) e a partir daí querer proibir a atividade econômica legal.

    “Nas delegacias, muitas armas apreendidas voltam para as ruas pela via da corrupção.”

    Nesse caso o problema, de novo, são as armas legalizadas dos cidadãos respeitadores da lei ou a corrupção? É aquela lógica: se o estupro é inevitável…

  17. Pingback: PARA COMBATER A VIOLÊNCIA O BRASIL PRECISA DE UM CHOQUE DE TRANSPARÊNCIA NO SISTEMA DA JUSTIÇA CRIMINAL, DIZ SOCIÓLOGO « Educação Política

  18. Pingback: DILMA ROUSSEFF DEVERIA NEGOCIAR COM O PARAGUAI O FIM DO COMÉRCIO DE ARMAS NA FRONTEIRA PARA COMPENSAR ITAIPU « Educação Política

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: