Educação Política

mídia, economia e cultura – por Glauco Cortez

EX-MORADOR DE RUA CRIA UMA BIBLIOTECA AMBULANTE E FAZ COM QUE OS LIVROS CHEGUEM A MORADORES DE RUA EM SÃO PAULO

Robson e sua bicicloteca: “O livro já é um inicio na tentativa de transformar a vida do morador de rua, como transformou a minha”.

A biblioteca criada por Robson César Correia de Mendonça, um ex-morador de rua hoje presidente da ONG Movimento Estadual da População em Situação de Rua de São Paulo, é uma espécie de triciclo com freios a disco na traseira e uma caçamba com capacidade para transportar 150 quilos de livros.

O acervo da bicicloteca será formado por doações espontâneas e ela circulará por algumas regiões do centro de São Paulo levando a alguns dos cerca de 20 mil moradores de rua da cidade, possibilidades iniciais de transformação da sua condição de vida.

Da Rede Brasil Atual

População em situação de rua recebe uma biblioteca ambulante em São Paulo
Por Leonardo Brito

São Paulo – Robson César Correia de Mendonça, um ex-morador de rua, conseguiu realizar um dos seus sonhos: oferecer oportunidade de leitura a população em situação de rua do Centro de São Paulo. A “bicicloteca”, como sugere o nome, é uma bicicleta especialmente desenhada – com três rodas e uma caçamba – que transporta livros variados.

Robson sabe muito bem o que é ter vontade de ler, mas não poder ter acesso por causa da condição na qual se encontram os moradores de rua. Eles são impedidos de entrar em bibliotecas, porque, geralmente, carregam sacos plásticos com roupas e objetos pessoais. Foi para evitar esse tipo de situação que Robson sonhou com uma biblioteca que chegasse até o morador de rua.

A realização do sonho foi possível a partir de um encontro inusitado. Já longe da vida nas ruas, Robson presidia a ONG Movimento Estadual da População em Situação de Rua de São Paulo. Para plantar uma árvore na frente da biblioteca Mário de Andrade – na região central da capital paulista –, ele se encontrou com Lincoln Paiva, presidente do Instituto Mobilidade Verde (IMV) e o secretário municipal do Meio Ambiente, Eduardo Jorge.

Ainda antes do plantio, Paiva ouviu o sonho de Robson e disse que iria possibilitar a construção desse projeto por meio do Instituto Mobilidade Verde, que tenta proporcionar soluções para mobilidade sustentável dentro da cidade. Ele entregou a bicicleta, uma espécie de triciclo com freios a disco na traseira e uma caçamba com capacidade para transportar 150 quilos de livros. (Texto completo)

Leia mais em Educação Política:

FELICIDADE COMO POLÍTICA PÚBLICA: GARANTIA DE BEM-ESTAR É VISTA COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO DOS PAÍSES
PROFESSORES QUE CONTINUAREM EM GREVE NO RIO DE JANEIRO TERÃO O PONTO CORTADO A PARTIR DE 1º DE AGOSTO
O ENSINO DE LETRA CURSIVA NAS ESCOLAS DEIXA DE SER EXIGÊNCIA EM UM NÚMERO CADA VEZ MAIOR DE ESTADOS NORTE-AMERICANOS
LIVROS FICAM MAIS PRÓXIMOS DOS TRABALHADORES COM A INSTALAÇÃO DE MINIBIBLIOTECAS EM FÁBRICAS DA REGIÃO DO ABC
About these ads

6 Respostas para “EX-MORADOR DE RUA CRIA UMA BIBLIOTECA AMBULANTE E FAZ COM QUE OS LIVROS CHEGUEM A MORADORES DE RUA EM SÃO PAULO

  1. Pingback: OLIGOPÓLIO TOTAL: APENAS QUATRO EMPRESAS CONTROLAM 90% DA BANDA LARGA DO BRASIL « Educação Política

  2. Pingback: ESTUDANTES CHILENOS PEDEM MAIS INVESTIMENTO E MAIOR COMPROMETIMENTO DO ESTADO COM A EDUCAÇÃO « Educação Política

  3. Pingback: MORADORES DE RUA DE SP DENUNCIAM O DESCASO DO PODER PÚBLICO QUE OS TRATA COM VIOLÊNCIA, NEGLIGÊNCIA E DEBOCHE « Educação Política

  4. Pingback: CAMILA VALLEJO: A IRRESISTÍVEL BELEZA REVOLUCIONÁRIA « Educação Política

  5. Pingback: POVO NA BIBLIOTECA: BIBLIOTECA NACIONAL DO RIO DE JANEIRO, A MAIOR DA AMÉRICA LATINA, BATE RECORDE DE PÚBLICO EM 2011 « Educação Política

  6. Pingback: Oligopólio total: apenas quatro empresas controlam 90% da banda larga no Brasil | CartaCampinas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: