Educação Política

mídia, economia e cultura – por Glauco Cortez

A CONTAMINAÇÃO DO SUCO DE SOJA ADES E OS PERIGOS DA CONCENTRAÇÃO NO MERCADO DA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA

foto: divulgação ades-campanha-fotoA contaminação do Ades expõe mais uma vez o perigo dos grandes conglomerados da indústria alimentícia. Quanto mais concentrada a indústria, mais perigoso e arriscado fica preservar a saúde pública.  Se uma única empresa ou se poucas empresas controlam a produção de alimentos, uma contaminação mais séria pode gerar uma grande catástrofe.

Na Europa, há pouco tempo crianças foram internadas por contaminação da merenda e, no mês passado, descobriu-se que a população estava comendo carne de cavalo no lugar da carne de vaca. No Brasil, há pouco tempo também o achocolatado Toddyinho provocou queimaduras em crianças.  Por uma questão de saúde pública, seria prudente evitar grandes produtores no mercado.

Atualmente no Brasil, apesar de marcas diferentes nas prateleiras, são poucas as empresas da indústria alimentícia que controlam todo o mercado.  Basta ir a um supermercado e olhar os rótulos. Alguns produtos estão praticamente monopolizados.

O governo deveria incentivar a diversificação e a competição entre as empresas alimentícias, punindo grandes empresas por práticas predatórias e anti-concorrenciais. Ou ainda, aumentando impostos de empresas que detêm grande fatia do mercado.

Além disso, é uma temeridade usar financiamento público e permitir que empresas se tornem grandes operadoras num mercado que coloca em risco a economia e a saúde pública. O mais correto seria fortalecer com financiamento as pequenas e médias empresas.

Veja reportagem sobre tema:

Anvisa suspende fabricação e venda de diversos lotes de produtos Ades

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspende a fabricação, a distribuição, a comercialização e o consumo, em todo o território nacional, de lotes de produtos da marca Ades de uma linha de produção da fábrica da Unilever, em Pouso Alegre (MG).

De acordo com a Anvisa, a medida foi tomada por suspeita de que os lotes não atendam a exigências legais e regulamentares do órgão. A resolução foi publicada hoje (18) no Diário Oficial da União.

Na última quinta-feira (14), a agência informou que estava acompanhando o recall de um lote da bebida Ades Maçã 1,5 litro que foi envasado com solução de limpeza.

De acordo com a fabricante Unilever Brasil, houve falha no processo de higienização das máquinas, o que resultou no envasamento de embalagens com a solução de limpeza. Cerca de 96 embalagens foram distribuídas em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Paraná com o produto impróprio para consumo.

Veja mais em Educação Política:

About these ads

4 Respostas para “A CONTAMINAÇÃO DO SUCO DE SOJA ADES E OS PERIGOS DA CONCENTRAÇÃO NO MERCADO DA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA

  1. Pingback: COINCIDÊNCIA OU POLÍTICA TUCANA? ASSASSINATOS NAS RUAS DE SÃO PAULO E GOIÁS FOGEM DO CONTROLE | Educação Política

  2. Pingback: FUNDAMENTALISTAS DO MERCADO E DO LUCRO FÁCIL PRESSIONAM GOVERNO E BANCO CENTRAL PARA AUMENTAR OS JUROS | Educação Política

  3. Pingback: TRIBUNAL DE JUSTIÇA CONFIRMA INVESTIGAÇÃO CONTRA AÉCIO NEVES E ISSO NÃO É NOTÍCIA NA GRANDE MÍDIA BRASILEIRA | Educação Política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: